Concurso de Modos Digitais em FT8 e FT4:
Por que FT8 e FT4?
Esses modos digitais revolucionaram o radioamadorismo. São conhecidos pela eficiência em condições desafiadoras e pelo alcance incrível, mesmo com baixa potência. Isso significa que, mesmo que você não tenha uma estação superpotente, ainda pode se conectar com outros radioamadores ao redor do mundo.
Certificados para todos!
Não importa se você é iniciante ou um veterano nos modos digitais. Ao participar do concurso, você garante um certificado de participação para lembrar dessa experiência. Afinal, quem não gosta de colecionar provas de suas conquistas no radioamadorismo?
Apoio de peso
O evento conta com o suporte da HamPass, uma empresa que entende a importância de fortalecer a comunidade radioamadora. Esse apoio torna o concurso ainda mais especial, mostrando como o radioamadorismo continua evoluindo com o tempo.
Como participar?
Está pronto para se juntar a essa celebração? Certifique-se de estar preparado para operar nas bandas mencionadas, configure seu software de FT8 ou FT4, e fique atento às regras e horários do concurso.
Nos encontramos nas ondas do FT8 e FT4. Boa sorte e bons contatos!
1 – Objetivo e ação
O DIGI CONTEST é um concurso de radioamadorismo de âmbito internacional, que tem o intuito de promover o radioamadorismo digital no Brasil em um evento alusivo ao aniversário da LABRE-RS. Ele tem início no dia 1 de fevereiro de 2025 às 00:00 (UTC) e termina no dia 2 às 20:59 (UTC).
2 – Bandas e modos
Utilizaremos os modos FT4 e FT8 nas bandas de 80 metros, 40 metros, 20 metros, 15 metros e 10 metros.
Sub-bandas recomendadas para FT4 | Sub-bandas recomendadas para FT8 |
3,580-3,589 7,080-7,089 14,080-14,089 21,080-21,089 28,080-28,089 | 3,590-3,599 7,090-7,099 14,090-14,099 21,090-21,099 28,090-28,099 |
Instruções: Ponha a frequência do rádio na parte inferior da sub-banda e trabalhe as estações em frequências de áudio dentro da banda passante do rádio (normalmente 2,5 a 4kHz de largura). Se uma sub-banda ficar lotada, aumente a frequência de trabalho em incrementos de 3kHz, conforme necessário. (Por exemplo: 7,080; 7,083 e 7,086).
Não será permitido a utilização de mais de 1 (um) streaming (multistreaming).
3 – Exchange
Grid square com quatro caracteres.
4 – Pontuação
Pontos de QSO: Os QSO’s são pontuados apenas uma vez por banda, seja FT4 ou FT8. Os QSO’s valem 1 (um) ponto mais um 1 (um) ponto para cada estação do Rio Grande do Sul (3ª região – PU3, PY3,…) contactada.
Multiplicadores: Os multiplicadores tem valor de 1 (um) para cada Grid Field de dois caracteres diferentes contactado em cada banda.
Totalização: A pontuação final é a soma dos pontos de QSO’s em todas as bandas multiplicada pela soma dos grids. Exemplo: 800 pontos de QSO vezes 40 grids alcançados, é igual ao total de 32.000 pontos.
5 – Categorias
Single Op: Uma pessoa (o operador) executa todas as funções de operação e registro. A transmissão só pode ser em uma banda de cada vez. Não há limite para mudanças de bandas. É permitida qualquer tipo de ajuda para localização de QSO.
HIGH POWER – Até 1.500w ou limite estabelecido na licença da estação
LOW POWER – Até 100w
QRP – A potência não deve exceder 5w
Multi One: Vários operadores com um rádio. É permitido apenas um sinal transmitido em uma banda de cada vez.
HIGH POWER – Até 1.500w ou limite estabelecido na licença da estação
LOW POWER – Até 100w
Multi Multi: Vários operadores com vários rádios. Todas as bandas podem ser utilizadas simultaneamente. O limite de potência é de 1.500w ou o estabelecido na licença da estação.
Pontuação de grupos: Serão certificados os grupos pela sua participação na competição, com ênfase para 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar. Todos participantes poderão indicar 1 (um) grupo para anexar sua pontuação.
6 – Estação e uso de tecnologias auxiliares
Cabe a cada radioamador zelar pela moral na sua atuação como competidor, pelo bem do hobby em geral e da sua vida em particular. É liberado o uso irrestrito de cluster (spot e auto-spot), live-score e demais ferramentas, mas essas ferramentas não devem ser usadas como uma extensão do espectro de frequência, lembrem-se que a “graça” está no caminho à trilhar, não na chegada.
A operação remota é permitida se a localização física de todos os transmissores, receptores e antenas se encontrarem no mesmo local. Uma estação operada remotamente deve cumprir com todas as limitações de sua licença, da licença do operador e da categoria. O indicativo de chamada utilizado deve ter sido emitido pela autoridade regulatória especificamente para o local de onde a estação (conjunto alimentação, radio e antenas) estiver instalada.
7 – Envio do log e apuração
A apuração será realizada 10 dias após a conclusão da competição, de forma automatizada – sem intervenção humana, através da plataforma HamPass – Link: https://www.hampass.org.
O log registro dos contatos deve ser enviado em formato Cabrillo – Link: https://www.arrl.org/cabrillo-format-tutorial – para a plataforma HamPass até o momento da apuração.
Não serão aceitos logs enviados por e-mail ou pedidos de correção de logs, o usuário poderá corrigir seu log, categoria e grupo participante reenviando seu log através da própria plataforma.
8 – Premiação
Certificado digital para todos participantes, com ênfase nos 1º (primeiros), 2º (segundos) e 3º (terceiro) lugar de cada categoria.
9 – Declaração, arbitragem, penalidades e afins
Ao enviar seu log, você concorda que a comissão de organização do DIGI CONTEST é soberana na tomada de decisões sobre eventualidades que possam vir a ocorrer.
Conduta antidesportiva: Arranjar ou confirmar quaisquer contatos durante ou depois da competição usando QUALQUER meio que não seja o espectro de frequência e seguindo as supracitadas regras de conduta, tal como mensageiros, telefone, internet, salas de chat, VoIP, e-mail, redes sociais ou web sites.
Conduta ilegal: Transmitir fora das frequências permitidas pela licença e/ou com potência superior ao licenciado.
COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO
Nataniel Kegles (PY3NT)
JOAQUIM DA SILVA MACHADO (PY3KIM)
Presidente da Labre-RS