Rádio do Vaticano comemora Dia Mundial do Rádio com sete programas multilíngues que virarão podcasts sobre futuro, serviço público e IA
Iniciativa em 13 de fevereiro de 2026 destaca inovação e relação entre mídia, sociedade e inteligência artificial, um dia após os 95º aniversário da emissora fundada por Pio XI e Guglielmo Marconi
Em 13 de fevereiro de 2026, por ocasião do Dia Mundial do Rádio, a Rádio do Vaticano – Vatican News lançou uma ação especial em sete idiomas: sete programas radiofônicos que serão transformados em podcasts temáticos. A iniciativa foca no futuro do rádio, no papel do serviço público, na inovação tecnológica e na relação entre mídia, sociedade e inteligência artificial.
A iniciativa
Os programas, produzidos em diferentes línguas, serão disponibilizados como podcasts para ampliar o alcance e promover reflexões transversais sobre como o rádio pode se adaptar e dialogar com novas plataformas e ferramentas digitais.
Temas centrais
Cada episódio abordará aspectos do serviço público, da inovação editorial e tecnológica, e do impacto da inteligência artificial na comunicação — desde práticas jornalísticas até a preservação do papel comunitário do rádio.
Contexto histórico
A ação ocorre um dia após o 95º aniversário da emissora, comemorado em 12 de fevereiro de 2026. Fundada em 12 de fevereiro de 1931 a pedido do Papa Pio XI e concebida com a colaboração de Guglielmo Marconi, a Rádio do Vaticano é uma das mais antigas emissoras do mundo e nasceu com a missão de conectar a Santa Sé a diferentes povos, culturas e idiomas.
Fonte
A informação foi divulgada pelo serviço da Rádio do Vaticano e compartilhada por David Iurescia, colaborador do SWLing Post.


