Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF

Construção de um Choke Balun para HF -Balun 1:1

O Balun

Quase todos sabemos que “BAL-UN” é a fusão das iniciais das palavras inglesas “BALanced-UNbalanced”, indicando sua função de conectar uma fonte com saída desbalanceada, como um transmissor de radiofrequência, a uma carga balanceada, como uma antena tipo dipolo. Isso evita problemas que ocorreriam se conectássemos diretamente os dois dispositivos sem um balun. A função do balun é bidirecional, permitindo também conectar uma fonte balanceada a uma carga desbalanceada.

Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF

Construção do Balun

Decidi construir um choke balun, ou balun em corrente, com relação de transformação de impedância de 1:1. Este projeto não é inovador, mas espero que as fotos e instruções sejam úteis para outros. O objetivo é fornecer um guia para pessoas sem grande conhecimento técnico, detalhando as etapas de montagem.

Materiais e Ferramentas Necessárias

  • Cerca de 11 espiras de cabo coaxial RG-142 em dois toroides Amidon FT240-43.
  • Conector UHF femea para painel ou conector tipo N feminino para painel.
  • Caixa de plástico lisa, tamanho 120x80x50 mm3.
  • Várias ferragens como parafusos, porcas e arruelas.
  • Fita adesiva ou não adesiva (usei fita de teflon para não sujar os toroides com cola).
  • Abraçadeiras de plástico ou nylon.
  • Terminais com olhal de 5 mm e 3 mm.
  • Ferramentas como brocas, soldador e liga de solda.

Montagem

  1. Preparação dos Toroides: Sobreponha os toroides e envolva-os com fita isolante para que fiquem bem presos um ao outro.
Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF
  1. Enrolamento do Cabo: Enrole o cabo coaxial RG-142 nos toroides, mantendo o enrolamento apertado para evitar a dispersão do fluxo magnético, mas sem danificar o cabo. O enrolamento deve ser feito a uma temperatura ambiente ligeiramente mais alta ou aquecendo levemente o cabo para facilitar o processo.
Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF
  1. Preparação da Caixa: Faça um furo de 16 mm de diâmetro para o conector coaxial e dois furos de 3 mm para as viti de fixação da flange do conector. Do lado oposto, faça dois furos de 5 mm para os terminais da antena.
Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF
  1. Montagem Final: Ajuste o comprimento do cabo coaxial, descasque uma extremidade e conecte o enrolamento ao conector coaxial. Separe a malha em dois grupos, torça-os separadamente e termine cada um com um terminal de olhal de 3 mm. O condutor central é soldado diretamente ao receptáculo central do conector.
Guia de construção de um choke balun 1:1 para HF

Considerações Finais

Este projeto visa a construção de um balun de banda larga para HF.

tradução do site: https://www.ik1hge.com/index.php/it/progetti/elettronica-e-rf/52-autocostruzione-balun-1-1-in-corrente

CQWS - Contest

CQ World Scout Contest

CONTEST CQWS 2024 Em sua versão mais recente de 2024, o CQ World Scout Contest, promovido pela Equipe Nacional de Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil,

Leia mais »

Afiliados

plugins premium WordPress