Operador Take JG8NQJ retorna à Minami Torishima para nova temporada de rádio amadorismo

Nova Oportunidade para DXers

O operador de rádio amador Take, conhecido como JG8NQJ, estará novamente ativo a partir da ilha de Minami Torishima, operando sob o indicativo JG8NQJ/JD1. A janela de operação está programada para iniciar em 26 de fevereiro e se estender até meados de maio de 2026. A disponibilidade para contatos dependerá das obrigações de Take na ilha, que abriga pessoal da Força de Autodefesa e do observatório meteorológico.

Modos de Operação e Preferências

Take concentrará suas atividades principalmente em CW (Código Morse), com algumas incursões em FT8, um modo digital popular. Os entusiastas de rádio amadorismo que buscam contatos com esta entidade DX (uma área geográfica rara para contatos) são encorajados a sintonizar as frequências correspondentes. A solicitação por operações em bandas como 10m e 12m, bem como em frequências mais baixas como 40m e 80m para ouvintes europeus, foi expressa por alguns operadores nos comentários.

QSL e Confirmações

As confirmações de contato (QSL) para JG8NQJ/JD1 podem ser feitas através de JA8CJY ou pelo serviço LoTW (Logbook of The World). Relatos de operadores indicam que Take tem sido um operador de CW eficiente e com confirmações rápidas no LoTW, o que é muito apreciado pela comunidade de rádio amadorismo. No entanto, alguns contatos antigos ainda aguardam suas QSLs, e houve pedidos para o contato do seu gerente de QSL para resolver pendências.

Desejos e Perspectivas Futuras

Operadores ao redor do mundo expressaram votos de boa sorte a Take e agradeceram pela oportunidade de realizar contatos com Minami Torishima, muitas vezes uma entidade cobiçada para completar coleções de DXCC. Há um anseio geral por expedições DX mais organizadas à ilha, reconhecendo a dificuldade de contatar operadores individuais que operam em tempo parcial. A possibilidade de atividades em modos digitais como FT8 também foi levantada, com a esperança de que Take possa considerar a inclusão desses modos em futuras operações para aumentar a acessibilidade dos contatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Afiliados